Males do Refrigerante

O consumo de refrigerante tem crescido ano após ano, uma parte devido ao aumento populacional, mas também pela praticidade e baixo custo para o consumidor final. Em um restaurante, quando você pede um “refri”, é só o tempo de pegar no freezer  servir. Já o suco de laranja natural é mais complicado, não é só espremer e colocar no copo, precisa de pessoas para fazer isso. Eu mesmo já esperei 20 min. Nas reuniões de amigos então essa praticidade é primordial. Fazer 10 litros de suco de manga natural com 3 pessoas ajudando eu levei uns 40 min, nada prático, mas foi o diferencial na hora de servir, todo mundo queria.

Valor Nutricional

Manual do Mundo, Refrigerantes e Açúcar

Praticamente não existe valor algum, já que refrigerantes são basicamente água, açúcar (ou adoçante), corante, estabilizante e conservantes. E quase tudo isso é artificial, não tem nada de bom. Como mostra o vídeo do Manual do Mundo que mostra o quanto de açúcar tem em um refri normal, basicamente só tem açúcar, só por esse detalhe já era motivo suficiente para parar de beber isso, já que os benefícios do refrigerante é apenas o de ser prático e barato, mas os malefícios do refrigerante são muitos.

Refrigerante Zero

Então por que o não tomar o refrigerante zero? Por que refrigerante zero faz mal também, muito mais que o com refri normal. Para ficar com um gosto melhor, mais de 18 novos ingredientes são adicionados para dar essa característica agradável na cor, no aroma e no sabor. O problema é que mais produtos significa que seu fígado vai processar mais substâncias que ele não sabe o que fazer com elas. Os alimentos naturais são reconhecidos pelo fígado por que são naturalmente feito para nós. Já esses produtos artificiais o organismo não sabe o que fazer com elas. Pra ilustrar vamos falar do carboidrato: quando comemos muita massa, o organismo processa e transforma o amido em glicose para gerar energia, o excedente, vira gordura e se acumula no organismo. Quando você ingere ciclamato por exemplo, o que seu fígado vai fazer com ela? Como vai processar? Então o refrigerante faz você engordar, ter espinhas, celulite e outros problemas de saúde.

Acidez do Refrigerante

O PH dos refrigerantes é de 2,5 (ácido) sendo que o da água normal é de 6 (neutro). Quando você toma um copo de refrigerante, você precisa tomar 32 copos para balancear a acidez, imagina quando você toma 1 litro? Esse é o esforço que seu organismo faz para poder tentar equilibrar o PH do seu corpo, logo até sua imunidade fica abalada. Veja o vídeo abaixo do Dr. Lair Ribeiro (Doutor já que tem doutorado):

Mitos e Lendas

Em um vídeo popular do Youtube, é possível ver uma pessoa limpando um para-choque cromado com refrigerante de cola, não fiz o teste, mas o vídeo não parece ter sido editado ou ter sigo armado. Mas precisamos ser justos, refrigerante de cola não derrete carne ou desentope pia. O problema não é a marca é o produto. Falam ainda que esse refrigerante de cola antes era fabricado com folhas de coca, mas acho improvável, o fator viciante é o açúcar e a cafeina mesmo.

Além do açúcar e da cafeina, o ácido fosfórico é o que dá aquele sabor refrescante, mas não deixa de ser um veneno já o sódio é responsável por dar aquela sensação de vontade de beber mais, uma sede eterna. Todo alimento industrializado sempre tem essa combinação: Açúcar, Sódio e Conservantes. Realmente o refrigerante não tem gordura, mas o açúcar vai se transformar em gordura no seu corpo.

Doenças Futuras

As doenças ocorrem pela inabilidade do organismo em processar esses ingredientes e pela perda de vitaminas e minerais do corpo. De modo geral, os hábitos alimentares causam doenças pela variável da equação principal, a genética, mas é provável que não só pelos problemas genéticos, mas essas substâncias podem causar a doença em si. Entre as doenças que podem acontecer em um prazo de 10 a 30 anos são:

  • Obesidade
  • Osteoporose
  • Síndrome metabólica
  • Doença hepática gordurosa
  • Câncer

O que fazer?

Eu não tomo refrigerantes, mesmo em festas e recomendo o mesmo para você. Em muitos locais que tem refrigerante a disposição e pouca  água, quando muito tem suco e é realmente uma situação complicada já que ficamos sem opção em festas. Água não tem gosto e muita gente se espanta quando como tomando apenas água. Mas muitas pessoas hoje e nas festas que faço, pedem água e suco, se começarmos a recusar o refrigerante e pedirmos mais água e sucos naturais (não aquelas de pó), logo essa questão de falta de opções será equilibrada. A opção de beber ou não refrigerante é sua, mas eu fico só na água.