Carne Vemelha Saude

É muito comum associar a vida saudável com a vida Vegana ou mesmo questões religiosas, onde se diz que a carne vermelha faz mal ou é proibido. Claro que todos podemos optar por uma vida com ou sem carne, e muitos que são contra ou a favor da carne colocam benefícios e malefícios desse alimento, e às vezes nem todos os argumentos são fatos científicos. O objetivo aqui é mostrar como se alimentar bem comendo carne.

Carne vermelha engorda?

Carne vermelha não engorda, o que engorda é o consumo da gordura que vem extra na carne como é o caso da costela ou picanha. O músculo ou patinho também tem gordura, a pesar de não ser tão aparente, mas não é isso que vai fazer você engordar.

Carne vermelha tem malefícios?

Todo alimento pode causar algum problema, por isso deve ser consumido uma quantidade suficiente para se nutrir, ser manipulado com higiene, não queimar demais como no caso do churrasco, e de acordo com as questões de saúde, copo, por exemplo, a alta taxa de ferritina ou ácido úrico no organismo, nesse caso um nutricionista pode indicar quantidades e opções para o seu caso. Logo, se você não tem problemas de saúde, a carne vermelha não fará mal para sua saúde.

Atenção para as carnes processadas como hambúrguer, bacon, enlatados, embutidos: Devido aos aditivos que são colocados para preservar, melhorar o sabor e o processo de fabricação, esse tipo de carne faz realmente mal para o organismo, não pela carne em si, mas pelo que foi processamento.

O preparo correto da carne

Não é muito saudável assar carnes em altas temperaturas, os médicos orientam a não comer muito churrasco ou as partes queimadas da carne, que aumenta muito o risco de câncer de estomago e intestino. O ideal é preparar o alimento em temperaturas baixas como cozidos, ensopados ou assados no forno lentamente. Mesmo os grelhados são feitos em altas temperaturas veja pelas marcas pretas que ficam o ideal é o cozimento lento.

Comer carne crua faz mal?

Quibe cru e alguns pratos alemães são feitos a base de carne crua, geralmente passam por um processo de curtimento pelo uso de temperos específicos, nesse caso não faz mal, mas é de extrema importância prestar atenção na forma que essa carne foi manipulada e se é fresca já que existe o risco de contaminação por bactérias e ovos de moscas.

Nutrientes da Carne São Necessários?

Algumas pessoas podem afirmar que uma alimentação vegetariana supre todas as necessidades de proteínas, minerais e vitaminas, e é verdade, mas a combinação de variedade de alimentos, com forma de preparo, tempo e quantidade mínima para suprir tudo isso é o problema. Suprir a quantidade de ferro, fósforo, magnésio, zinco e selênio é muito difícil para quem come em restaurantes. Esses minerais tem tanto na carne vermelha quanto na carne branca, mas a carne vermelha tem em alguns casos o dobro de nutrientes do que a carne branca. Eu mesmo fui orientado pelo meu médico a comer carne vermelha e fígado quando estava fazendo tratamento de saúde para me nutrir bem, já que estava muito debilitado.

O ideal é ter uma vida com alimentação balanceada e variada, nunca comer uma coisa só e ter a disposição todo tipo de carne, grãos, folhas, raízes, legumes, etc.

Comente esse artigo, deixe sugestões e opiniões, isso ajuda a melhorar a qualidade dos artigos e de acordo com a participação e colaboração podemos fazer um vídeo mais detalhado e com mais informações para você. Se você gostou, compartilhe!